17%

Há uma grande tentação nesse período do ano. A tentação da renovação. O novo nos traz uma esperança de que possamos mudar tudo que não gostamos no passado e de que tudo pode estar 100% diferente para melhor no período seguinte.

Se eu não consegui atingir o patamar financeiro esperado em 2016, que tal agora em 2017? Afinal são 365 chances de fazer valer esse objetivo. E o corpo ideal? Ora, tenho 52 oportunidades de melhorar a minha imagem física semanalmente. Que tal ser uma pessoa mais solidária? Terei 12 meses para realizar as ações sociais que tanto gostei de fazer em dezembro….

Sinto lhe dizer, mas… Você não vai conseguir os 100%! Ao menos não agora, não em tudo…

A ideia de um ano novo causa a ilusão de mudar repentinamente tudo. Mas, no final das contas é só mais um ano. Caso você mude de vez, pode ser que não tenha consistência e que depois volte tudo a ser como antes, assim como as dietas radicais que fazem as pessoas emagrecerem rapidamente, mas são muito fracas no quesito manutenção e depois de um tempo aquele ex-gordo vira o gordo ex-magro ex-gordo.

Admiro o lema dos programas de recuperação de grupos tipo o AA (alcóolicos anônimos). O lema é “Estou livre só por hoje”. A ideia de ser assim é porque eles sabem que deve ser atacado um dia de cada vez para a recuperação. A pessoa só consegue ficar longe do vício por anos se conseguir ficar longe “só por hoje”.

Olha, conseguir melhorar 16% em tudo na minha vida este ano já me deixa muito feliz. Afinal, essa seria uma marca extraordinária… não para um ano, mas para seguir assim na vida.

Desejo que você tenha uma vida 17% mais saudável, leia 17% mais, tenha mais 17% de tempo para você, de riqueza, bons amigos, alegrias, motivação, solidariedade, conquiste 17% mais de auto-conhecimento e sabedoria… Ou seja, que no âmbito geral da sua vida, você seja 17% melhor.

Pode parecer pouco e desanimadora a marca de 17%, mas caso você continue melhorando assim: 18% em 2018, 19% em 2019… Você será duas vezes melhor do que é hoje já no final de 2020. E seguindo assim daqui a 20 anos você será quase 80 vezes melhor do que é hoje. Já se imaginou 80 vezes mais rico, saudável, sábio, solidário…?

Pois é, para isso precisamos somente diminuir a ansiedade de querer mudar tudo de uma hora para outra e continuar caminhando sempre para frente e para o alto.

Traçar planos realizáveis com um devido esforço, manter as conquistas já obtidas e vigiar a disciplina de continuar caminhando são as chaves para esse avanço ao longo dos anos. Então, seja menos ansioso por mudanças bruscas em 2017. Afinal, toda grande jornada começa com um pequeno primeiro passo.

Que em 2017 você caminhe mais rápido rumo a suas metas! Não tanto, mas somente 17%.

Deixe seu comentário

Seu email não será publicado. Required fields are marked *

Yang Mendes - Podcast © 2016